Total de visualizações de página

domingo, 28 de novembro de 2010

CÉLULAS-TRONCO UMA NOVA ESPERANÇA: Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por...

CÉLULAS-TRONCO UMA NOVA ESPERANÇA: Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por...: "Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por pesquisadores de CuritibaGIULIANA MIRANDADE SÃO PAULOUma nova técnica, que combina terapi..."

Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por pesquisadores de Curitiba

Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por pesquisadores de Curitiba
GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO
Uma nova técnica, que combina terapia com células-tronco e exercícios físicos intensos, conseguiu recuperar os movimentos de ratos paraplégicos.
Desenvolvido por pesquisadores brasileiros, o método fez com que ratos com baixíssima capacidade motora conseguissem voltar a andar, ainda que "mancando".
Em uma escala que vai de zero (animais totalmente paralisados) a 21 (mobilidade excelente), alguns bichos foram do nível dois para o nível 17 em um mês e meio.
Os cientistas provocaram, em laboratório, lesões por trauma nos ratos, simulando as que acontecem na maioria dos acidentes de trânsito.
As cobaias tratadas foram divididas em dois grupos. Um começou a receber a terapia 48 horas após a lesão. O outro as recebeu 14 dias depois do trauma na coluna.
Eles receberam um preparado de células-tronco retiradas da própria medula óssea. Esse material foi injetado no local dos ferimentos.
Uma vez no organismo, as células-tronco se transformaram em células neurais e ajudaram a regenerar as regiões afetadas.
"Por serem autólogas [retiradas do próprio animal], não há risco de rejeição", disse a criadora do método, Katherine Athayde de Carvalho, do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.
"A técnica já mostrou que essas células não saem de controle e não se diferenciam em outros tecidos, o que é um problema em outros tratamentos", completou.
Segundo a pesquisa, não houve diferença no resultado final entre os dois grupos. "Isso mostra que é possível recuperar os movimentos mesmo após a estabilização da lesão", disse Carvalho.

0 comentários:

Postar um comentário

CÉLULAS-TRONCO UMA NOVA ESPERANÇA: Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por...

CÉLULAS-TRONCO UMA NOVA ESPERANÇA: Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por...: "Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por pesquisadores de CuritibaGIULIANA MIRANDADE SÃO PAULOUma nova técnica, que combina terapi..."

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sera'que as celulas estao funcionando!

Bom resolvi escrever hoje ,  porque sei que muita gente esta curiosa para saber se ja vejo algo de diferente na Lara , depois que foi na ALemanha ou nao? Bom o fato e'. Diferença eu vejo. LAra foi para a ALemanha dia 20 de setembro. Ela nao rastejava, agora ja rasteja, e acho que esta com o tronco mais duro. MAs nao quero iludir ninguem , porque ainda nao tenho certeza se foi ja das celulas troncos. Porque Lara tem melhorado, devido tambem a idade, 2 anos e 5 meses. Quero dizer, mesmo antes de ir a Alemanha ,ela ja vinha melhorando no Global.. e agora continua. MAs todas as maes que foram la. e voltaram. Me disseram que , vou começar ver as mudanças a partir do 2 mes apos a aplicaçao. Logo seria em Dezembro. Tomara, pois seria meu grande presente de natal.

Agora temos que trabalhar, o arrastar e ela estar de joelho mas com a bacia para cima. falta ainda fortalecer nessa parte da bacia.

Estou confiante com a sua melhora e logico ansiosa como qualquer outra mae!

As vezes fico desanimada e acho que demora tanto a melhora, MAs ao mesmo tempo, quando fiz um grafico de 6 meses. LAra  ha 6 meses atras nao levantava da posicao de deitado para sentado.. Entao as vezes sou muito exigente com a situaçao.


Hoje fui na fisioterapia aqui, queria ver oque eles estao trabalhando. E foi exatamente oque imaginei. posicao de gato. Mas o mais importante agora e pegar a força na bacia e fazer ela levantar de gato para joelho e etc. Lara quando me viu decidiu nao fazer nada! entao resolvi ir embora e nao atrapalhar.

Bom ela tambem agora começou a querer contar ate 10. novo!
beijso a todos e vou atualizando..



 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lara esta Gripada, Mas nem parece!

Levei Lara no medico na terça. Anda resfriada 2 semanas e entao resolvi levar. Nao teve febre, e ta comendo bem. Mas uma tosse. ELa receitou um antibiotico para garantir. Ja melhorou. dormiu a noite inteira sem tossir.
Hoje de manha quando fui vesti la para ir a Reabilitaçao, achei o tronco um pouco mais durinho. conseguiu ficar encostada na cama sozinha, por alguns minutos.. eeeeeeeeee!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O proximo passo!

  Bom depois de Xcellcenter, operaçao no olho, ... Já sei qual sera o proximo passo da Lara. Vou tentar fazer o Medek em Londres ou na França. Em Londres e'com um fisioterapeuta que Ramon indicou. Na França sera com o propio RAmon Cuevas. Se ele confirmar que vem, acho que em novembro.

Agora consegui de me escrever no Foltra. Como a lista de espera e'grande, ja me escrevi e assim vou vendo como vou fazer.

Sinto falta aqui de uma fisioterapeuta que me de dever de casa com oque fazer com a LAra. ELa agora começa a rastejar, sem muita vontade. Mas ja faz. As vezes nao sei se estou fazendo certo. Acho o povo aqui da Holanda muito enrolados em relaçao a fisio.Essa semana que vem vou perguntar sobre isso. A fisio nao gosta que fazemso em casa, porque ela acha que exageramos e depois o bebe toma trauma. Isso aconteceu quando a Lara era mais nova. eu queria que ela rolasse e ela ficou traumatizada um tempo. Mas com os erros eu aprendi e hoje ja sei como fazer ela arrastar sem forçar a barra. Simplesmente parei de dar tudo na mao como fazia. Que pepeta. entao va buscar... que biscoito , entao va buscar. Mas logico que se ela quizer brocolis eu dou na mao.he,he,he.

Bom por hoje e'so'. Lara esta na creche. e daqui a 2 horas vou busca la.