Total de visualizações de página

domingo, 28 de novembro de 2010

CÉLULAS-TRONCO UMA NOVA ESPERANÇA: Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por...

CÉLULAS-TRONCO UMA NOVA ESPERANÇA: Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por...: "Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por pesquisadores de CuritibaGIULIANA MIRANDADE SÃO PAULOUma nova técnica, que combina terapi..."

Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por pesquisadores de Curitiba

Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por pesquisadores de Curitiba
GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO
Uma nova técnica, que combina terapia com células-tronco e exercícios físicos intensos, conseguiu recuperar os movimentos de ratos paraplégicos.
Desenvolvido por pesquisadores brasileiros, o método fez com que ratos com baixíssima capacidade motora conseguissem voltar a andar, ainda que "mancando".
Em uma escala que vai de zero (animais totalmente paralisados) a 21 (mobilidade excelente), alguns bichos foram do nível dois para o nível 17 em um mês e meio.
Os cientistas provocaram, em laboratório, lesões por trauma nos ratos, simulando as que acontecem na maioria dos acidentes de trânsito.
As cobaias tratadas foram divididas em dois grupos. Um começou a receber a terapia 48 horas após a lesão. O outro as recebeu 14 dias depois do trauma na coluna.
Eles receberam um preparado de células-tronco retiradas da própria medula óssea. Esse material foi injetado no local dos ferimentos.
Uma vez no organismo, as células-tronco se transformaram em células neurais e ajudaram a regenerar as regiões afetadas.
"Por serem autólogas [retiradas do próprio animal], não há risco de rejeição", disse a criadora do método, Katherine Athayde de Carvalho, do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.
"A técnica já mostrou que essas células não saem de controle e não se diferenciam em outros tecidos, o que é um problema em outros tratamentos", completou.
Segundo a pesquisa, não houve diferença no resultado final entre os dois grupos. "Isso mostra que é possível recuperar os movimentos mesmo após a estabilização da lesão", disse Carvalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário