Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Novo Centro de Reabilitaçao em Portugal, com o modelo do Ciren.

CIREN E ISAVE UNIDOS NA REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA

Pela primeira vez em Portugal, o ISAVE, através da Fundação Padre António Vieira, assina protocolo que permite o desenvolvimento do modelo de reabilitação neurológica desenvolvido em Cuba pelo CIREN, no ISAVE.

O CIREN, Centro Internacional de Reabilitação Neurológica, a instituição médico-científica cubana mais reconhecida internacionalmente na área da reabilitação neurológica, assinou um protocolo com o ISAVE, através da Fundação Padre António Vieira, que permite o estudo, a avaliação e transferência de tecnologia para o ISAVE do programa CIREN de reabilitação neurológica, bem como a supervisão de todo o trabalho de reabilitação por profissionais do CIREN, de Cuba.
Ao ISAVE, “como escola de saúde, cabe o papel de criar as condições para avaliação dos doentes, tanto a nível técnico como humano para que a reabilitação seja realizada nos mesmos moldes que acontecem em Cuba e onde se conseguem os mais altos índices de reabilitação. O ISAVE disponibilizará recursos qualificadas para o desenvolvimento do referido programa, sendo a formação desses quadros acompanhada por profissionais do CIREN”.
Neste sentido, nasce em Portugal, e pela primeira vez, com abertura prevista para este ano, no ISAVE, um centro de reabilitação neurológica com os mesmos padrões de qualidade do CIREN. Os mais de 300 pacientes portugueses que todos os anos se deslocam a Cuba, para aí serem tratados, têm agora em Portugal um centro com as mesmas competências, com a mesma formação, com os mesmos meios de diagnóstico e terapêutica. Teremos assim, em Portugal, um centro capaz de dar respostas efectivas a todo o tipo de problemas neurológicos com a utilização do Protocolo Terapêutico realizado em Cuba, o que vai permitir reduções de custos significativos, abrindo-se a um maior número de pessoas a possibilidade de agora poderem realizar esses tratamentos.
O CIREN criou e desenvolveu ao longo dos tempos tecnologia para o tratamento neuro-reabilitativo, multifactorial, intensivo e personalizado, baseado no princípio da neuro-plasticidade para atingir a recuperação estrutural e funcional do sistema nervoso atingido. No CIREN aplicam-se os métodos mais avançados cirúrgicos; criam-se as mais modernas formas de tratamento mundial em doenças como a de Parkinson e Alzheimer.
O CIREN tem uma estrutura de investigação científica contínua em modernas instalações e com os meios mais avançados, com pessoas altamente qualificadas, sempre com o rigor do controlo pelo sistema de qualidade ISO9000.
É este saber, esta prática, que é transferida para Portugal através do ISAVE, criando uma filosofia de “saúde de proximidade” para um público que nunca teria a possibilidade de se deslocar a Cuba para ter estes tratamentos.
O ISAVE, como escola de saúde, quer ter um papel determinante na formação dos seus alunos e na humanização dos cuidados de saúde em Portugal, sem perder de vista a excelência e os modelos de instituições de referência como o CIREN.


http://www.isave.pt/index.php?op=1&id=677&t=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário