Total de visualizações de página

sábado, 2 de outubro de 2010

Equoterapia.

Equoterapia - Método devolve movimentos ao praticante

domingo, 26 de setembro de 2010
fonte: ajudas.com




Um método de fisioterapia ainda desconhecido por muitos - mas louvado pelos que precisam - está devolvendo para ela a fala e os passos. Esse método é a equoterapia.

A equoterapia é um método terapêutico de reabilitação física, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997. Atende vários tipos de patologias e sequelas neurológicas como o traumatismo craniano, paralisia cerebral e síndromes.

Segundo o fisioterapeuta, Francisco Henrique Pereira da Silva, o cavalo realiza um movimento tridimensional que produz um dinamismo entre o cavalo e o praticante, fazendo com que o mesmo receba estímulos que favorecem a sua recuperação. "Ou seja, o cavalo funciona como aparelho que reproduz os movimentos normais do ser humano", sintetiza. Francisco afirma que o caso de Isabela (uma das praticantes e que tem paralisia cerebral com comprometimentos severos, deste método) é uma grande conquista que precisa ser mostrada para a sociedade, pessoas e familiares que sofrem com algum tipo de impossibilidade neurológica ou física.

O pai de Isabela, Amilton Sebastião da Silva, conta que no dia 13 de Dezembro de 2009, a moto em que a sua filha estava caiu e uma ferragem perfurou-lhe o cérebro, atingindo a massa encefálica. Ela ficou 26 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O acidente impossibilitou Ana de falar, andar, afectando toda a sua coordenação.

A medicina não tinha previsão de saída para ela, e na visão do médico, Ana ficaria em estado neurovegetativo. Porém, assim que saiu da UTI, a fisioterapeuta indicou o método da equoterapia e prontamente os pais levaram-na a praticar. "No dia seguinte já vimos uma diferença nela, um movimento a mais na mão, uma mudança na fala, isso porque ela faz apenas meia hora por semana", conta o pai.

Amilton diz que Isabela já voltou a andar, falar e melhorou a coordenação nesses 10 meses em que está a praticar. O fisioterapeuta acrescenta que a recuperação já é de 80%.
Na equoterapia, Ana diverte-se muito. O simples caminhar do cavalo com intermediação de Francisco faz grandes avanços na sua vida. "Para quem conhece a equoterapia e precisa dela, percebe que é essencial", completa o pai.

Francisco Henrique já trabalha pela Associação de Pais e Mestres dos Excepcionais (Apae) há seis anos, e há um ano a prefeitura cobre dez horas semanais da terapia. Entretanto, em função da demanda (ele atende 16 pessoas e já conta com 25 em uma fila de espera), Francisco afirma que em breve Umuarama contará com a Associação de Equoterapia Renascer, para atender associações e entidades. A Associação funcionará na Sociedade Rural, que numa parceria cedeu o espaço.
Francisco é fisioterapeuta especializado em reabilitação neurológica infantil e adulta há sete anos, com formação em equoterapia pela Universidade do Cavalo (UC), em São Paulo. A UC é o primeiro centro da América Latina especializado na formação, desenvolvimento e informação para a equinocultura.

O método

De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil), esse é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, procurando o desenvolvimento bio-psicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.
Esta actividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tónus muscular, flexibilidade, relaxamento, consciencialização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
A interacção com o cavalo, incluindo os primeiros contactos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.

A prática da equoterapia objectiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos: Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; Sequelas de traumas e cirurgias; Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; Distúrbios de aprendizagem e linguagem e outros.

Esta notícia já foi consultada 28 vezes





Brasil: II Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência

quinta-feira, 21 de outubro de 2010
fonte: ajudas.com


A marca do Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que este ano chega à sua Segunda Edição, é a organização, coordenação e realização de actividades voltadas para a difusão de tecnologias assistivas para a melhoria da qualidade de vida da população.

Assim, o II Encontro tem por objectivos: incentivar a inovação tecnológica no desenvolvimento de pesquisas, fabricação e comercialização de produtos e serviços voltados para o aumento da autonomia, funcionalidade e qualidade de vida das pessoas com deficiência, permanente ou temporária; além de fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas e estratégias voltadas à garantia de igualdade de oportunidades, ao combate à discriminação e ao empoderamento das pessoas com deficiência, numa perspectiva de promoção dos seus direitos fundamentais.

Como na edição anterior, o evento contará com a presença de profissionais de renome das áreas de: Tecnologia Assistiva, de instituições, universidades, centros e laboratórios de investigação, bem como de empresas nacionais e internacionais, e representantes do poder público, para juntos discutir os avanços da tecnologia e inovação.


(continua ...)
Esta notícia já foi consultada 29 vezes




    página 2 de 429    |    ver página   | 2 |  |  |  |  |  | ...  última   |           página seguinte >

2 comentários:

  1. Olá Lilian, estou te add no site da AACD.Gostaria que vc desse uma olhada nos tópicos da minha página e me enviasse um email.O livro de que falo em um dos topicos está no comecinho da gestação,mas já tenho alguma coisa engatinhada e gostaria de poder contar com vc também. A[drei seu blog, a Lara é uma coisinha linda demais. Parabéns por ser umna mãe especial.Abç iluminado!!!
    irmadobem@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ando meia enrolada mas vou dar uma olhada sim. bjs e obrigada pela força...

    ResponderExcluir